O suspense “Morto Ou Vivo” (2010), um dos último livros do escritor americano Tom Clancy, que morreu na última quarta-feira (veja o detalhes aqui), já saiu no Brasil pela Editora Record. Essa obra de 700 páginas foi co-escrita pelo promissor autor Grant Blackwood.
Em “Morto ou Vivo”, além de um ataque terrorista no coração dos EUA, sobra até para o Brasil. Um grupo de ativistas islâmicos viaja ao país tropical com a intenção de sabotar uma refinaria de petróleo, “a maior do país”, em Paulínia, no estado de São Paulo. Tudo indica que o ataque visa atrapalhar um acordo assinado entre os dois países, Estados Unidos e o nosso, para que os EUA não tenham acesso às “enormes reservas” de petróleo descobertas recentemente na costa brasileira.
A história marca o retorno do personagem Jack Ryan Jr., filho do lendário agente da CIA e ex-presidente dos Estados Unidos Jack Ryan—presente em várias histórias de Clancy. O personagem Jack Ryan já foi interpretado no cinema por Alec Baldwin, Harrison Ford e Ben Affleck.
O último livro escrito por Tom Clancy, “Command Authority”, será lançado em 3 de dezembro nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de lançamento em terras tupiniquins.